Sabe aquelas receitas – como o risoto de frango e o de camarão – que pedem caldo de legumes? Geralmente, por falta de alternativa, acabamos colocando caldos industrializados e cheios de conservantes. Mas sabia que é possível fazer o seu próprio caldo em casa?
Nós separamos duas receitas de caldo de legumes (líquido e em tabletes) para você mesmo preparar e nunca mais precisar comprar a versão pronta. Quer aprender? Confira o passo a passo a seguir!
Muitas pessoas têm a impressão de que fazer um caldo de legumes saboroso é difícil. Porém, podemos garantir que é bem mais fácil do que parece. Na verdade, a versão líquida demanda um tempo razoável de cozimento para extrair os sabores. Porém, é possível fazer outras coisas enquanto ele cozinha, e vale muito a pena esperar!
Também vale lembrar que, se forem mantidos congelados, os dois caldos duram bastante tempo e podem ser usados em diversas receitas. Então, mantenha-os no freezer e, quando precisar, retire alguns minutos antes para descongelar.
Vamos às receitas?!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, coloque as cenouras, a cebola, os talos do salsão, os dentes de alho com casca e um buquê feito com a folha de alho poró, o tomilho, o alecrim e as folhas de louro em uma panela. Em seguida, adicione a água e leve ao fogo por aproximadamente 2 horas. Contudo, é importante que você deixe no fogo alto até ferver e, logo após, abaixe.
Por fim, é só coar e usar seu caldo de legumes como quiser!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Inicialmente, corte todos os ingredientes em pequenos pedaços. Em seguida, refogue todos eles no óleo de girassol até murchar um pouco. Enquanto isso, coloque o sal. Quando os alimentos começarem a soltar água, tampe a panela e deixe cozinhando por cerca de 8 minutos.
Logo após, bata a mistura no liquidificador ou no triturador, até que ela se torne uma pasta colorida e homogênea. Por fim, coloque a pastinha em uma fôrma forrada com papel manteiga, passe uma espátula por cima para ficar bem lisinha, deixe esfriar e leve ao congelador (deixando lá de um dia para o outro).
Depois disso, corte o caldo de legumes em pequenos quadrados, enrole com papel alumínio e deixe reservado no congelador até precisar usar. Se for embalado corretamente, ele dura por muito tempo, então, não tenha medo de estragar!
Gostou da receita? Veja também: Os melhores docinhos de festa para você fazer em casa.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!