Que tal fugir um pouco do tradicional e apostar no bolinho de mandioca? Ele fica tão delicioso quanto os outros salgados e é bem fácil de fazer. Além disso, também não é difícil chegar ao ponto da massa e acaba usando uma quantidade bem menor de farinha de trigo do que a que é, comumente, utilizada.
Inclusive, recentemente, nós trouxemos uma receita de coxinha de mandioca no Portal Brasil123, vale a pena conferir também. Então, quem sabe, os dois não entrem no seu cardápio de salgados de festa. Em todo o caso, eles são excelentes alternativas para quem quer (ou precisa!) reduzir o consumo de glúten.
Quer saber como fazer o bolinho de mandioca perfeito? Confira o passo a passo completo a seguir, faça em casa e surpreenda-se com o sabor!
Primeiramente, descasque as mandiocas e as coloque para cozinhar na panela de pressão por, mais ou menos, 10 minutos. Depois que elas estiverem cozidas, amasse cada uma com um garfo.
Em seguida, doure a cebola e o alho na manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem e, logo após, acrescente a pimenta-do-reino, o sal e a água. Com o fogo ainda ligado, vá misturando até que os ingredientes fiquem cremosos, como se fosse um purê. Enfim, acrescente a mandioca amassada e o queijo parmesão. Deixe a massa cozinhar em fogo médio por 5 minutos, sem parar de mexer.
Enquanto ela esfria, inicie o recheio do bolinho de mandioca! Para isso, refogue a carne no óleo e, quando ela mudar de cor (ficando mais amarronzada), acrescente o alho, o pimentão, o sal, a pimenta-do-reino e o óregano. Por fim, frite bem a carne por, aproximadamente, 5 minutos e reserve para esfriar.
Quando ambos estiverem frios, parta a massa em pedaços (do tamanho que você pretende que seja o seu bolinho de mandioca), recheie com a carne moída e modele no formato que você achar melhor.
Para empanar, faça um creme com água e amido de milho no micro-ondas e use a misturinha para empanar os bolinhos. Enfim, passe na farinha de rosca e frite os salgados em óleo quente até que eles fiquem bem dourados. Pronto! Eles já podem ser servidos.
Ah, e se quiser molhos para acompanhar, confira as melhores opções caseiras aqui.
Gostou do conteúdo? Veja também: Sobremesas Romeu e Julieta fáceis e práticas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!