Um almoço especial merece um prato incrível, não é mesmo? Por isso, nessas ocasiões, a costela assada é uma excelente alternativa!
Embora demande um tempo longo para assar, ela é bem fácil de fazer e não leva muitos ingredientes. Portanto, se você ficou interessado e quer surpreender os seus amigos e familiares com uma costela assada incrível, confira o passo a passo para prepará-la a seguir!
Primeiro, comece temperando a costela com sal e tempero. Depois, reserve. Em seguida, refogue a cebola, a cenoura, o alho poró e o alho no azeite. Para facilitar, você pode refogá-los já na assadeira em que a costela vai ser assada. Por último, coloque o alecrim e o tomilho.
O próximo passo é colocar a peça da costela em cima da camada de legumes, verduras e temperos. Enfim, cubra o fundo da fôrma com vinho tinto seco e preencha o restante (até chegar no início da carne) com água. Cubra a costela com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 3 horas.
Passado esse tempo, retire a costela assada do forno, jogue um pouco de molho por cima dela, acrescente as batatas inteiras ao redor e coloque mais um pouco de água (caso tenha reduzido). Por fim, leve novamente ao forno – agora a 180ºC – e deixe assando sem o papel alumínio de 30 a 40 minutos.
Se preferir, antes de servir, tire o excesso de gordura que fica no fundo da assadeira.
Para fazer essa costela assada você precisará de uma folha de papel celofane. Primeiramente, forre ela em uma bancada e faça uma camada (um pouco maior do que a peça da costela) com sal grosso, azeite e pedaços de manteiga. Em seguida, coloque a costela por cima e a tempere com os mesmos ingredientes (sal grosso, azeite e manteiga). Por fim, embrulhe toda costela com o papel celofane e despeje a água dentro.
Logo após, embrulhe também com papel alumínio e leve ao fogo brando da churrasqueira (na altura de 50 centímetros) por, aproximadamente, 5 horas. Por último, depois que passar esse tempo, retire todos os papéis e leve a costela assada novamente à churrasqueira (na altura de 40 centímetros) para dourar.
Gostou das receitas? Então, veja também: Picolé com gelatina: as 4 versões mais práticas que você já viu.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!