O baião de 2 é um dos pratos nordestinos mais famosos no Brasil inteiro. Isso porque, além de ser extremamente saboroso, é bem completo e composto por vários ingredientes que todo mundo (ou quase todo mundo!) ama.
Esse é o prato perfeito para servir em um almoço de família, por ser recheado de bons ingredientes, que pode ser feito em grande quantidade e é bem simples de preparar. Portanto, caso queira, você pode dobrar a quantidade de ingredientes listados para aumentar a porção do prato final.
Além disso, também é possível incrementar a receita com outros ingredientes e preparar acompanhamentos para servir junto. Algumas ideias que costumam combinar bem são: farofa, vinagrete, couve refogada, mandioca frita e o que mais você preferir. Nesse caso, a escolha fica a seu critério.
Mas, sem mais delongas, vamos ao passo a passo para você fazer um baião de 2 incrível na sua casa!
Em primeiro lugar, cozinhe a carne seca e a dessalgue, trocando a água duas vezes entre cada fervida. Depois, pegue um pouco da água resultante da terceira dessalgada, coloque as folhas de louro e acrescente o feijão para cozinhar, deixando na pressão por, aproximadamente, 15 minutos.
Enquanto isso, em outra panela, frite o queijo coalho na manteiga de garrafa até que ele fique bem dourado. Coloque-o em um recipiente e, na mesma panela, doure também o bacon, a calabresa e a carne seca. Retire-os da panela e reserve para a finalização do baião de 2.
Em seguida, coloque mais um pouco de manteiga de garrafa na mesma panela e refogue o alho e a cebola. O próximo passo é colocar o arroz, o cominho, a páprica e a pimenta e misturar bem. Por fim, acrescente o feijão (sem o caldo) e as carnes. Mexa mais um pouco e cubra com a água que sobrou do cozimento da carne seca. Esse é o momento de corrigir o sal, caso seja necessário.
Para finalizar, tampe a panela e deixe os ingredientes (principalmente o arroz) cozinharem. Depois que desligar o fogo, acrescente o queijo coalho e a salsinha, misture bem e o seu baião de 2 estará prontinho para ser servido!
Gostou da receita? Veja também: Bala de banana: alternativa para não desperdiçar a fruta muito madura.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!