É difícil encontrar quem não goste de um pãozinho no café da manhã ou no lanche da tarde, não é mesmo? Porém, por serem ricos em carboidratos, muitas pessoas não o comem com frequência para não ganhar peso. Mas e se for um pão de forma integral?
Além de deliciosos, os pães integrais ainda são benéficos para a saúde e têm bem menos calorias. Ou seja, você não vai se arrepender de fazê-lo em casa.
Quer aprender a fazer o seu próprio pão de forma integral fofinho e de dar água na boca? Confira o passo a passo a seguir e não passe mais vontade!
E se quiser aprender o pão tradicional também, confira aqui como fazer um delicioso pão caseiro de liquidificador.
Para começar, coloque todos os ingredientes (seguindo a ordem: ovo, açúcar, sal, leite, fermento, margarina e farinha) em uma tigela grande. Em seguida, misture tudo até que a massa fique homogênea, tampe com um pano e deixe-a descansando por 10 minutos.
Depois desse tempo, sove por 10 minutos. Contudo, não se preocupe se a massa estiver um pouco mais mole do que o "normal", pois, por se tratar de um pão de forma integral, ela é realmente mais molinha. Em seguida, deixe descansar mais 10 minutos, coberta com um pano novamente.
Logo após o descanso, coloque o gergelim em cima da massa e misture com as mãos para que os grãos possam se espalhar bem. Para facilitar, coloque um pouco de manteiga para que desgrude da bancada e continue sovando.
Por fim, parta a massa em duas partes e enrole cada uma delas, para ficar em formato de pão. Se quiser, jogue alguns grãos de gergelim por cima para deixar a apresentação mais bonita.
Coloque a massa em uma forma – de preferência, em uma específica para pão de forma – e deixe descansar novamente por cerca de 30 minutos para fermentar. Para finalizar, leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, de 35 a 40 minutos. Depois, é só esperar o seu pão de forma integral esfriar totalmente e comê-lo no café da manhã ou no lanche da tarde.
Como a intenção é se alimentar de maneira mais saudável, o ideal é que você não consuma o pão de forma integral com acompanhamentos extremamente calóricos. Uma boa ideia é fazer um requeijão low carb ou uma geleia sem conservantes, mas, claro, sem exagerar na quantidade.
Outras alternativas são: ovos, frango desfiado, patês caseiros, creme de ricota, queijo minas e outros alimentos que não tenham muitas calorias e sejam nutritivos. Porém, o mais importante mesmo é escolher algo que você goste.
Gostou da receita? Confira também: Veja aqui os melhores coquetéis de frutas sem álcool.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!