Cada vez mais buscada pelas pessoas como alternativa de melhorar a saúde por meio da alimentação, a dieta low carb tem de fato comprovado a sua eficácia. Tendo isso em vista, a essência da dieta em um contexto geral, é diminuir o consumo diário dos carboidratos.
Além dessa diminuição, a dieta low carb prioriza o uso dos carboidratos complexos, presentes em alimentos mais saudáveis. Desse modo, o carboidrato simples é substituído e evitado. Assim, os efeitos benéficos surgem, como o controle da glicemia e o emagrecimento.
Portanto, confira os motivos pelos quais a dieta low carb é uma ótima aliada para os diabéticos. Entenda, dessa forma, como essa relação é estabelecida e conheça um pouco mais sobre essa modalidade que tem dado o que falar!
Existem três tipos de Diabetes: a do tipo 1, tipo 2 e a gestacional, embora alguns estudos também considerem outros tipos, esses são os mais comuns e conhecidos.
Dessa forma, o ponto em comum é que em todos os tipos há uma dificuldade ou diminuição da produção de insulina pelo pâncreas.
A insulina é o hormônio responsável por facilitar a absorção da glicose pelas células. Este processo diminui a concentração de glicose no sangue, fazendo com que os processos do nosso corpo aconteçam corretamente.
Sendo assim, os diabéticos, principalmente os que têm a Diabetes tipo 1, não produzem insulina e, por isso, necessitam aplicá-la diariamente, pois possuem alta concentração de glicose no sangue.
Nos casos dos diabéticos tipo 2 e gestacional, a insulina pode não ser necessária, mas eles precisam controlar os níveis de glicose por meio da alimentação adequada e atividade física.
Desse modo, independente do tipo, os diabéticos precisam ter muita atenção com a alimentação. Uma vez que a glicose é um carboidrato encontrado nos alimentos, responsável por fornecer energia ao nosso organismo e corpo.
Mas então, por qual motivo a dieta low carb é interessante para os diabéticos? Pelo simples fato da modalidade restringir os carboidratos simples, considerados ruins, como pães, doces, massas, refrigerantes e diversos outros.
Dessa forma, ao invés de consumir arroz branco, consome-se o arroz integral, que está no grupo dos carboidratos simples, considerados bons.
Este tipo de carboidrato não eleva a glicemia, pois se transforma em açúcar de forma mais lenta, evitando os picos de glicose no sangue.
Portanto, se você é diabético, experimente fazer a dieta low carb. Porém, é preciso sempre consultar os médicos, de preferência o endocrinologista e o nutricionista para avaliar o caso, principalmente nos pacientes que têm Diabetes tipo 1.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!