Chamada como Mungunzá em algumas regiões, hoje vou compartilhar essa receita de canjica com um toque da culinária baiana, uma sobremesa deliciosa.
A origem da palavra mungunzá é africana e significa milho cozido. Já a palavra canjica provém da língua quimbundo, falada no Noroeste de Angola.
Claro que no Brasil temos diferentes maneiras de preparar a canjica, mesmo porque é um ingrediente que permite que sejam incorporadas especiarias para deixar a sobremesa mais gostosa.
Você pode gostar: Bala baiana de coco fácil e deliciosa, confira aqui a receita e faça para vender
Ingredientes
Modo de preparo
Primeiro cozinhe a canjica que estava de molho na pressão por aproximadamente 1 hora em três litros de água. Decorrido esse tempo deixe a pressão sair sozinha da panela para que a canjica ganhe mais um tempo de ficar macia.
Com cuidado, abra a panela e verifique se os grãos estão cozidos a contento. Retire o excesso de água, deixando um pouco, a quantidade suficiente para que cubra a canjica.
Em fogo baixo vá acrescentando o leite condensado, o leite, o leite de coco e o coco ralado mexendo delicadamente por aproximadamente 10 minutos. Apague o fogo, tampe a panela novamente e aguarde que a canjica fique morna.
Coloque a sobremesa em uma travessa e salpique canela em pó e coloque cravos a gosto na receita. Sirva morna ou gelada.
Em algumas regiões as pessoas ao invés da canela salpicam farofa de amendoim por cima, eu gosto de salpicar aquelas paçoquinhas redondinhas. Existem hoje no mercado a canjica já cozida para vender, já usei e gostei bastante, pois ganhei tempo com isso.
Gostou de mais essa receita de Mungunzá com um toque da culinária baiana? Confira outras em nosso portal!
https://brasil123.com.br/bolinho-de-estudante-de-tapioca-uma-delicia-confira-aqui/
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!