O ovo é saudável e um alimento completo que faz muito bem ao nosso organismo. Por conta disso, também é chamado de alimento funcional, pois além dos nutrientes, ele também possui outro benefícios.
Um alimento rico em proteínas e com um alto valor biológico, já que essas proteínas são formadas a partir de aminoácidos essenciais, aminoácidos que nosso organismo não produz e que precisa ser ingerido, sendo eles: valina, leucina, metionina, isoleucina, triptofano e outros. Inclusive é um alimento que pode substituir as proteínas da carne de nosso cardápio.
Ele também possui ação antioxidante, o qual vai combater a formação excessiva de radicais livres. O ovo também traz outras vitaminas importantes, carotenóides e também minerais, os quais tornam este alimento significativo para a manutenção de nossa vida.
O ovo, como todos devem saber, é composto por gema e clara. A clara contém a maior quantidade de uma proteína albumina, a qual é formada por diversos aminoácidos essenciais. Uma de suas funções é a reparação de músculos, transporte de ácidos graxos e também a produção de hormônios.
A clara é muito usada em dietas de emagrecimento, já que a sua albumina possui absorção lenta.
A gema é a parte gordurosa do ovo, mas se trata de gorduras de qualidade, a maioria delas é insaturadas, fundamentais e protetoras para o nosso organismo. Nela também possui vitaminas do tipo lipossolúveis.
Além disso, a gema também traz carotenoides, por exemplo a luteína e zeaxantina, as quais possuem ação protetora da mácula, uma região localizada em nossa retina, a qual está diretamente relacionada a nossa visão e doenças relacionadas a ela.
Claro que a quantidade de ovos que devem ser ingeridas precisam ser requeridas a partir de um nutricionista, com um plano alimentar, já que a necessidade desse alimento vai variar de pessoa a pessoa.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!