Banha de porco caseira fácil para substituir o óleo
Saiba como fazê-la de forma simples e deixe os seus preparos bem mais saudáveis.
Talvez você já tenha ouvido em algum lugar que, embora seja um pouco mais barato que os demais, o óleo de soja não é o mais saudável que existe, não é mesmo? Por isso, algumas pessoas buscam alternativas para usar no dia a dia, e a banha de porco é uma delas.
Naturalmente, não é difícil encontrar banha em supermercados e em outros estabelecimentos. Porém, ela costuma ser um pouco mais cara do que outras alternativas. Sendo assim, uma boa opção é fazê-la em casa para utilizar em todas as receitas e ainda economizar na compra de outros tipos de gordura.
Confira a seguir o passo a passo para preparar a banha de porco e saiba onde você pode utilizá-la!
Como fazer banha de porco em casa?
Embora não pareça, fazer banha de porco é bem simples e prático. Por isso, vale a pena prepará-la aí na sua casa para ir utilizando no decorrer dos dias. E o melhor: você precisará apenas de 1 kg de toucinho gordo, além de algumas pitadas de sal. Em outras palavras, além de ter um preparo fácil, você ainda economiza.
O primeiro passo para fazer a banha de porco é retirar toda a capa de cima do toucinho com uma faca afiada. Em seguida, a reserve e, se quiser, pode fazer o torresmo à pururuca.
Enquanto isso, corte a parte mais gordurosa do toucinho em pequenos cubos e os coloque em uma panela com pouco de sal. Leve ao fogo médio e deixe cozinhando para que a gordura se solte, mas não se esqueça de mexer a cada 3 minutos para não grudar. Quando a banha começar a se soltar, só é preciso mexer a cada 6 minutos. Desligue o fogo assim que a gordura espumar e o toucinho começar a dourar.
Por fim, coe toda a banha com uma peneira e a reserve em um recipiente (de preferência, de vidro) com tampa e boa vedação. Caso queira, você também pode colocar alguns torresmos no pote para usar quando for temperar alguma comida. Depois leve a banha de porco à geladeira por, aproximadamente, 12 horas e já pode utilizá-la normalmente.
Com 1 kg de toucinho você consegue fazer cerca de 1 litro de banha que, na geladeira, tem duração de 6 meses.
O que fazer com a banha de porco?
Um dos principais benefícios da banha de porco é que, além de ser econômica e saudável, ela é versátil. Ou seja, é possível utilizá-la em diversos pratos, que vão desde os tradicionais arroz e feijão caseiro até receitas mais típicas, como a pamonha. Em outras palavras, normalmente, dá para usar a banha em substituição a qualquer tipo de gordura (óleo, azeite, margarina…), dependendo da receita.
Inclusive, também é possível preparar pratos mais específicos com o ingrediente, como é o caso do biscoito de banha, que é tradicional mineiro e dá água na boca de muitas pessoas. Certamente, o que não vão faltar são pratos deliciosos para você utilizá-la no dia a dia.
Gostou da receita? Veja também: Sobremesas de manga para os apaixonados pela fruta.