Coxinha de mandioca: receita sem farinha de trigo
Depois de seguir este passo a passo, você nunca mais vai querer fazer outra coxinha.
Quem não quer (ou não pode!) ingerir farinha de trigo, não precisa ficar sem comer deliciosos salgados. Sabe por quê? Hoje, nós trouxemos uma receita de coxinha de mandioca que é tão boa quanto a tradicional e não leva o referido ingrediente.
Inclusive, outra versão que também não leva farinha de trigo no preparo é a coxinha no osso. Vale a pena conferir!
Portanto, se você quer fazer uma versão diferente do salgado, mas sem perder o sabor incrível, confira a seguir o passo a passo completo para preparar uma coxinha de mandioca de dar água na boca!
Ingredientes
Massa:
- 1 kg de mandioca descascada;
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- 1 tablete de caldo de galinha;
- 1 ovo;
- 1 colher (sopa) de amido de milho.
Recheio:
- 800 gramas de peito de frango e desfiado;
- ½ cebola cortada ao meio;
- 3 folhas de louro;
- 1 colher (sopa) de colorau;
- Sal a gosto;
- 1 cebola pequena picada;
- 1 tomate picado;
- Salsinha e cebolinha a gosto;
- 1 e ½ colher (sopa) de requeijão (opcional).
Empanar:
- 2 ovos;
- Sal;
- 1 colher (sopa) de vinagre branco;
- Farinha de rosca.
Como fazer a coxinha de mandioca?
Primeiramente, descasque as mandiocas e corte-as em pedaços médios. Em seguida, coloque-as para cozinhar com água (até cobrir), sal e o tablete de caldo de galinha. Quando as mandiocas estiverem bem molinhas, retire da água e amasse uma a uma. Reserve para esfriar bem.
Enquanto isso, coloque o peite de frango para cozinhar na pressão, por cerca de 15 minutos, com a cebola, as folhas de louro, o colorau e o sal. Depois, desfie o frango e comece a temperá-lo.
Para tanto, doure a cebola em um fio de azeite e, em seguida, adicione os tomates para refogar também. Depois, acrescente o frango, a salsinha, a cebolinha e o requeijão e misture bem. Reserve o recheio e siga fazendo a massa da coxinha de mandioca.
Para dar continuidade, acrescente o ovo à mandioca amassada e mexa com as mãos, como se estivesse sovando, para que ele incorpore. Em seguida, adicione o amido de milho e misture mais um pouco. Logo depois, comece a modelar e a rechear cada coxinha de mandioca.
Feito isso, passe-as nos ovos batidos com o sal e com o vinagre e na farinha de rosca. Por fim, é só fritar e se deliciar. E, caso queira algo mais saudável e sem óleo, frite na air fryer e consuma menos calorias.
Diversifique os recheios
Se quiser, você pode fazer outros recheios para colocar nessa mesma massa da coxinha de mandioca. É possível fazer recheios de carne seca, calabresa, camarão, carne moída, queijo e creme de milho, por exemplo. Inclusive, se você quiser vender, dá para diversificar os sabores e cobrar mais caro pelos que são menos comuns. Curtiu a ideia? Então, escolha os que mais lhe agradam e capriche no preparo!
Gostou da receita? Veja também: Saiba como fazer o melhor doce de abóbora caseiro.