Receitas da Ju
Receitas Saborosas todos dias com quem entende do assunto

Aprenda essa maionese caseira para colocar na sua salada

Confira as receitas de maionese caseira e de uma salada de maionese incrível para os almoços em família.

0

Já pensou em fazer a sua própria maionese caseira? Se sim, nós selecionamos uma receita simples e rápida para você ter a sua própria em casa. Se não, você vai se surpreender com o passo a passo dela e nunca mais vai querer comprar no supermercado.

Um dos pontos mais positivos dessa maionese caseira é que ela pode ser consumida como um molho de acompanhamento para lanches ou para fazer uma deliciosa salada de maionese nos almoços de domingo.

De qualquer forma, ela fica deliciosa e o melhor: leva poucos ingredientes e é super fácil e rápida de fazer. Ficou curioso? Então, vamos à receita!

Como fazer maionese caseira?

A seguir, você confere o passo a passo completo para fazer a maionese caseira tradicional. Porém, nada te impede de acrescentar mais ingredientes (como alho, coentro, salsinha…) para ficar ainda mais saborosa, principalmente se você for consumi-la com petiscos.

Ingredientes:

  • 2 ovos gelados;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher (café) de sal;
  • 1 colher (sopa) de mostarda;
  • 250 ml de óleo.

Modo de preparo:

Fazer maionese caseira é extremamente simples! Basta colocar os ovos, o suco do limão, o sal, a mostarda e 50 ml de óleo no liquidificador e bater.

Enquanto bate, vá colocando o restante do óleo aos poucos, até que a mistura fique consistente e cremosa, igual à da maionese comprada no supermercado. Por fim, leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos e já pode utilizá-la como quiser.

É importante ressaltar que, por não conter conservantes, essa maionese não dura mais do que 24 horas. Então, a dica fazer para consumir no mesmo dia ou usá-la em uma deliciosa salada de maionese caseira, que ensinaremos a seguir.

Salada com maionese caseira

Aqui, separamos uma receita de salada de maionese caseira para fazer com a sua receita, caso não queira utilizar as maioneses industrializadas.

Ingredientes:

  • 3 cenouras médias;
  • 8 batatas;
  • 6 ovos;
  • Palmitos picados a gosto (opcional);
  • 3 colheres (sopa) de ervilha;
  • 3 colheres (sopa) de milho verde;
  • Azeitonas e tempero a gosto;
  • 500 gramas de maionese.

Modo de preparo:

Para fazer a sua salada com maionese caseira, descasque as cenouras e as batatas e corte-as em pequenos cubinhos. Em seguida, coloque os pedaços de cenoura para cozinhar em água fervente com uma pitada de sal por 3 minutos e, logo após, acrescente as batatas também. Enquanto isso, coloque os ovos para cozinhar por, aproximadamente, 7 minutos.

Quando as cenouras, as batatas e os ovos estiverem cozidos, escorra a água deles e reserve-os para esfriar.

Em seguida, comece a montagem! Para isso, basta colocar as cenouras, as batatas, o palmito, a ervilha, o milho verde, as azeitonas, os ovos cortados em rodelas, os temperos (sal, orégano, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha…) e a maionese caseira em um recipiente. Por fim, é só misturar tudo cautelosamente e já pode servir!

Gostou da receita? Confira também: Bolo salgado: veja aqui como é fácil fazer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.