Receitas da Ju
Receitas Saborosas todos dias com quem entende do assunto

Cueca virada com a massa fofinha e leve

Confira o passo a passo de uma especiaria saborosa e prática.

0

Por ser simples e incrivelmente saborosa, a cueca virada ganhou o coração de muita gente! Em resumo, trata-se de uma especiaria feita com ingredientes básicos e extremamente fácil de fazer.

Em outras palavras, é o lanche da tarde perfeito, seja para crianças ou para adultos, por ser prático, rápido e levar poucos ingredientes no preparo. E, acima de tudo, é muito delicioso.

Que tal aprender a fazer cueca virada para servir para os seus amigos e familiares? Com certeza, todos eles vão amar! A seguir, você descobre como mandar bem no preparo.

O que é cueca virada?

Embora o nome seja bastante sugestivo (e até engraçado, na visão de algumas pessoas), a cueca virada é um doce feito com ingredientes básicos – como farinha, açúcar, ovos e outros – e lembra bastante os famosos bolinhos de chuva. Além disso, algumas pessoas também o conhecem como “orelha de gato”.

Essa receita é perfeita para o lanche da tarde e, normalmente, traz muitas memórias afetivas por ser lembrado como uma “receita de vó”.

Apostamos que se você já comeu cueca virada, sabe que é um prato incrível e saboroso. E se você ainda não comeu, é hora de experimentar.

Confira a seguir um passo a passo completo e descomplicado para você fazer cueca virada na sua casa e se deliciar com seus amigos e familiares!

Ingredientes:

  • 4 e ½ xícaras de farinha de trigo;
  • ¼ de xícara de manteiga sem sal (também pode ser banha ou margarina);
  • 1 xícara de açúcar refinada;
  • ½ colher (chá) de sal;
  • ½ xícara (chá) de leite (mas também pode ser suco de laranja ou água, se preferir);
  • 3 ovos;
  • 1 colher (sopa) de vinagre;
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó;
  • Misturinha de açúcar com canela para polvilhar.

Como fazer cueca virada?

Primeiramente, coloque todos os ingredientes (a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar, o sal, o leite, o vinagre e o fermento em pó) em uma tigela e misture tudo com as mãos. Quando ela ficar consistente, a coloque na bancada, massageie por cerca de 3 minutos e a enrole em um plástico para descansar em temperatura ambiente por 10 minutos.

Passado esse tempo, polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra a massa com um rolo (mas também pode ser com uma garrafa de vidro). Deixe a massa com, mais ou menos, 0,5 cm de espessura.

Em seguida, corte a massa em pequenos retângulos (de 4 cm por 8 cm ou do tamanho que você preferir), faça um pequeno corte no meio e, para finalizar e deixar no formato que dá nome ao doce, passe uma das pontas por dentro do buraco.

Por último, frite todas as cuecas viradas elas em óleo quente, as coloque em um papel toalha para secar e finalize passando-as na misturinha de açúcar com canela. Pronto! É só servir e se deliciar.

Gostou da receita? Veja também: 2 pratos para servir no almoço de domingo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.