Receitas da Ju
Receitas Saborosas todos dias com quem entende do assunto

Faça este queijo minas caseiro e nunca mais queira comprar outro

O resultado é um queijo delicioso e bem mais barato do que os comprados prontos.

0

Certamente, você já ouviu falar no delicioso queijo minas, não é mesmo? Ele é sensacional, mas nem todo mundo tem acesso a ele fresquinho.

Pensando nisso, nós trouxemos uma receita fácil e bem prática de queijo minas caseiro para quem quer fazer a sua própria versão gastando apenas 3 ingredientes.

Quer saber como prepará-lo? Então, confira o passo a passo completo a seguir!

Como fazer queijo minas caseiro?

Ingredientes:

  • 3 litros de leite fresco (ou pasteurizado em saquinho) em temperatura ambiente;
  • 3 ml de coagulante líquido;
  • ½ copo de água filtrada;
  • 1 copo de água morna;
  • 1 colher (sopa) bem cheia de sal.

Modo de preparo:

Primeiramente, é extremamente importante que você lave e esterilize todos os utensílios que serão utilizados durante o preparo do queijo minas para evitar a proliferação de bactérias. Portanto, o ideal é lavá-los bem e esterilizá-los com água quente.

Em seguida, coloque o leite em uma tigela grande e adicione o coagulante líquido já dissolvido na água filtrada. Enfim, misture bem e reserve por 30 minutos para que o leite coagule totalmente.

Passado esse tempo, corte toda massa coagulada (ainda dentro da tigela) com uma faca, acrescente a água morna e reserve por 15 minutos para que o soro se separe. Logo após, peneire a massa – deixando o líquido cair em uma tigela–, mas deixe um pouco dele para ajudar na temperagem do queijo. Para tanto, adicione o sal e mexa bem.

O próximo passo é modelar o queijo, que precisa ser feito em uma fôrma para específica queijo. Para isso, basta jogar toda a mistura que sobrou e ir prensando para o soro cair por baixo e a massa ficar em prensada.

É importante deixar o queijo escorrendo em um recipiente. Sendo assim, deixe ele por, pelo menos, 12 horas reservado, depois o vire na fôrma e deixe lá por mais, aproximadamente, 12 horas (para totalizar, no mínimo, 24 horas de descanso).

Pronto! Agora é só deixar o seu queijo por 2 dias na geladeira e, depois, pode consumi-lo da maneira que achar melhor.

Pão de queijo com queijo minas

O que não faltam são receitas para fazer com queijo minas. Inclusive, já ensinamos a preparar uma torta de queijo low carb. Além disso, ele é extremamente saboroso para comer puro ou com um pãozinho francês no café da manhã ou no lanche da tarde.

Mas é bem difícil falar em queijo minas sem pensar no tradicional pão de queijo mineiro, não é mesmo? Por isso, trouxemos uma receita bem prática para você fazer na sua casa. Veja a seguir:

Ingredientes:

  • 1 e ½ xícara de água;
  • ½ xícara de óleo;
  • ¼ de xícara de leite;
  • 3 xícaras de polvilho azedo;
  • 1 e ½ xícara de polvilho doce;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 4 ovos;
  • 300 gramas de queijo minas ralado.

Como fazer?

Em primeiro lugar, coloque a água, o óleo e o leite em uma panela e leve ao fogo para ferver. Em seguida, coloque os dois tipos de polvilho e o sal em uma tigela e misture bem. O próximo passo é ir colocando a mistura fervida de água, óleo e leite aos poucos e ir mexendo. Quando colocar todo o líquido, misture com as mãos até que os ingredientes se transformem em uma massa homogênea.

Logo após, adicione os ovos (um por um) e vá mexendo com as mãos, como se estivesse sovando a massa. Por fim, coloque o queijo e misture mais um pouco para ele incorporar.

O último passo é fazer pequenas bolinhas com a massa e colocá-las em uma assadeira untada com óleo e farinha de trigo. Leve os pães de queijo ao forno pré-aquecido a 200ºC por, aproximadamente, 40 minutos ou até dourar. E, se preferir, congele as porções e vá assando aos poucos.

Gostou das receitas? Veja mais: Cueca virada com a massa fofinha e leve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.