Receitas da Ju
Receitas Saborosas todos dias com quem entende do assunto

Descubra como fazer o melhor molho madeira caseiro

Confira aqui a receita de molho madeira caseiro e saiba como prepará-lo na sua casa.

0

Graças à facilidade de harmonização, o molho madeira está entre os mais procurados. Contudo, aqueles que são comercializados prontos, nunca tem o mesmo sabor do original, não é mesmo? Por isso, fomos em busca de uma receita de molho madeira caseiro para você fazer em casa sempre que quiser.

Ele tem esse nome, justamente, porque é feito com vinho madeira e combina bem com várias ocasiões.

Descubra a seguir a receita do melhor molho madeira caseiro e surpreenda a todos colocando-o em seus pratos!

 

Quais são os ingredientes do molho madeira caseiro?

Embora seja feito em casa, essa receita de molho madeira caseiro tem um sabor incrível e, justamente por isso, conta com vários ingredientes saborosos e essenciais para o resultado final. São eles:

  • 100 gramas de champignon fatiado;
  • Azeite para refogar;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 cebola grande picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres (sopa) de maisena (mas também pode ser farinha de trigo);
  • 100 ml de vinho madeira (se quiser, também dá para usar o vinho tinto seco);
  • 500 ml de caldo de carne (se preferir, dissolva 1 cubo de caldo de carne em 500 ml de água fervente);
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

 

Modo de preparo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o preparo do molho madeira caseiro não é nada complexo, e nós vamos provar! Primeiramente, coloque um fio de azeite em uma frigideira e refogue os champignons em fogo médio. Depois de refolgá-los, reserve-os.

Em seguida, refogue a cebola e o alho em outra panela e, assim que eles começarem a murchar, adicione a maisena. Depois, misture bem até que a cebola fique ligeiramente dourada. Adicione o vinho, mexa bem e, logo após, adicione o caldo de carne. Por fim, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e vá mexendo até que o molho fique bem encorpado.

Quando o molho estiver grosso, você pode desligar o fogo, esperar esfriar um pouco e coar com uma peneira. Dessa forma, não ficará nenhum resquício de cebola, de alho ou de qualquer outro tempero no líquido. Em seguida, depois de coado, adicione os champignons ao seu molho madeira caseiro, mexa, deixe cozinhando em fogo baixo por 2 minutos e já pode consumi-lo da forma que preferir.

 

Molho madeira caseiro combina com o quê?

Na verdade, o molho madeira caseiro combina com diversos pratos e ocasiões. Inclusive, algumas pessoas o consideram como “refinado”, porém, ele vai bem até com as receitas mais comuns, do dia a dia. Nem sempre é fácil encontrar é o vinho madeira, mas, como na receita que citamos, ele pode ser facilmente substituído por outra versão, sem perder o sabor.

Como exemplo de pratos que combinam bastante com esse molho, podemos citar:

Mas, por ser um molho versátil, você pode usar a criatividade na hora de harmonizar. Inclusive, há quem saia da lista de carnes vermelhas e coloque o molho madeira caseiro em peixes e até em camarões. Vale a pena fazer o seu em casa, incrementar os pratos e se deliciar!

 

Gostou? Veja também: Mousse de manga: receita fácil, prática e muito saborosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.