Feijoada: como fazer, receitas e dicas para cozinhar
A feijoada é um dos pratos mais típicos da história brasileira e do povo africano. Acredita-se que os prisioneiros e escravos cozinhavam o feijão preto, que era detestado pelos senhores brancos. Aquilo era considerado como resto, davam aos escravos aquilo que se negavam a comer. Entretanto, isso é apenas uma teoria, nada comprovado.
Segundo Câmara Cascudo, os senhores não desperdiçavam a carne e a alimentação dos negros era feijão porque era um dos alimentos mais plantados e baratos no Brasil. Apesar desta incerteza de origem, uma coisa é certa: a completa união entre três tipos de povos: africanos, americanos e europeus. Uma marca na história do Brasil, completa de contrastes e sabores.
Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou um artigo para te ensinar a fazer a melhor receita de feijoada. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!
Ingredientes
- 2 kg de feijão preto
- 200 g de carne seca
- 5 linguiças calabresas grandes
- 150 g de lombo de porco
- 200 g de bacon picado
- 250 g de linguiça
- 100 g de salame
- 50 g de orelha de porco
- Restos de carne defumada / churrasco como linguiça ou porco (a gosto)
- 2 cebolas picadas
- 7 dentes de alho
- 1 xícara de cebolinha picada
- 1/2 xícara de azeite
- 3 colheres de trigo
- Sal a gosto
Modo de preparo da feijoada
O primeiro passo é deixar o seu feijão de molho por um dia, sempre vá trocando a água. Isso vai ajudar bastante durante o processo de cozimento.
No fogo, insira bastante água e após isso comece colocando as carnes mais moles seguidas das duras. Deixe com que tudo fique bem cozido, não será possível fazer em uma panela de pressão: terá muitos alimentos e precisa do famoso taxinho. Você também pode investir em um fogão à lenha para economizar no gás e tornar o tempo ainda menor.
Se preferir, pode usar como sobremesa algumas laranjas porque possuem vitaminas e nutrientes que auxiliam na absorção do feijão.
Caso notar que a feijoada não teve um caldo grosso como desejava, pode fazer o uso do azeite e o trigo que foi citado anteriormente. Em uma panela, deixe com que o azeite ferva e insira o trigo para desmanchar (não jogue diretamente no feijão para que não cause pelotas). Sendo assim, ao formar uma pastinha suave, pode jogar em seu caldo e mexer bem. Após cerca de 3 minutos o caldo estará ainda mais grosso e sem pedaços de trigo.