Receitas da Ju
Receitas Saborosas todos dias com quem entende do assunto

Massa folhada saborosa, simples e descomplicada

Ela é ideal para fazer vários salgados e rechear da forma que você preferir.

0

Embora algumas pessoas considerem o preparo complexo, fazer massa folhada pode ser mais simples do que você imagina. E, para provar isso, selecionamos uma receita fácil e descomplicada de dar água na boca.

Com ela, você pode fazer pratos salgados e doces para se deliciar sozinho, com a família ou com os amigos. Confira o passo a passo completo e aprenda!

Como fazer massa folhada?

Ingredientes:

  • 450 gramas de margarina específica para folhados e croissants (com 80% de lipídios);
  • 500 gramas de farinha de trigo sem fermento;
  • 50 gramas de margarina;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (chá) rasa de sal;
  • 1 ovo;
  • 200 ml de água gelada.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, é preciso “abrir” a margarina para folhados e croissants. Para tanto, forre um plástico na mesa, coloque a margarina e forre outro plástico por cima. Enfim, passe um rolo (ou uma garrafa de vidro) por cima da margarina, até que ela fique toda junta e fininha e leve à geladeira.

Durante esse tempo, coloque a farinha de trigo, a margarina comum, o açúcar, o sal e o ovo em uma tigela e misture com uma colher para iniciar o preparo da massa folhada. Enquanto mistura, vá colocando a água aos poucos e mexendo com as mãos, até que a massa fique lisa, homogênea e desgrude facilmente das mãos.

Enfim, a sove por cerca de 10 minutos. Logo após, faça uma bola, cubra com um plástico e deixe descansar por 15 minutos.

Em seguida, forre a bancada com farinha de trigo, abra a massa, coloque a manteiga com 80% de lipídios no meio e feche (como se fosse um embrulho ou um envelope). Mas fique atento para que nenhum pedaço da margarina fique para fora. Enfim, abra a massa com um rolo, formando um grande retângulo.

Depois disso, dobre a massa folhada – do lado esquerdo e do lado direito – e, em seguida, abra (do meio para fora) novamente com um rolo, formando um retângulo na horizontal. Repita esse processo mais três vezes. Para facilitar, pode ir polvilhando a bancada e a massa com farinha de trigo.

Quando fizer a 4ª (e última) dobra, embrulhe a massa com um plástico para descansar na geladeira por, no mínimo, 1 hora. Em seguida, já pode modelá-la com a ajuda de um rolo, deixando na espessura de 2 mm e corte do tamanho e no formato que você preferir.

Como rechear a massa folhada?

Depois que a massa folhada estiver pronta, você decide como quer recheá-la. Inclusive, aqui no Portal Brasil123, temos uma receita de sobremesa grega com nozes incrível que leva o ingrediente. Vale a pena experimentar!

Por ser bem versátil, você pode escolher diversos sabores para rechear a sua massa folhada. Dentre os mais comuns salgados, podemos citar: presunto e muçarela, salsicha, carne moida, catupiry, queijos diversos, camarão e frango. Se quiser doces, você pode usar geleias, cremes, doce de leite ou fazer preparos mais completos. Escolha o ideal para você e se delicie!

Gostou da receita? Veja também: Os melhores recheios para bolo estão aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.