Receitas da Ju
Receitas Saborosas todos dias com quem entende do assunto

Pastel na air fryer: saboroso e sem óleo

Saiba como fazer o lanche de forma mais saudável.

Receita de pastel na air fryer. Foto: Kamran Aydinov/Freepik
0

Já pensou em fazer pastel na air fryer? Caso sim, saiba que a receita costuma dar muito certo. Além de ser prática de preparar, acaba sendo um pouco mais saudável e igualmente saboroso.

Uma outra característica do preparo é a versatilidade, pois você mesmo pode fazer a massa ou comprá-la já pronta, apenas para rechear. Fica a seu critério.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao passo a passo completo para fazer um delicioso pastel na air fryer. Confira a seguir!

Como fazer pastel na air fryer?

Ingredientes:

Massa:

  • 200 gramas de farinha de trigo sem fermento;
  • 80 gramas de manteiga;
  • 80 ml de água;
  • 1 clara (para fechar as bordas dos pastéis);
  • 1 gema batida (para pincelar).

Recheio:

  • 20 gramas de manteiga;
  • ½ cebola picada;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 500 gramas de peito de frango cozido (na água com sal) e desfiado;
  • 1 colher (café) de colorau;
  • Cheiro verde, azeitona e sal a gosto;
  • 200 gramas de requeijão cremoso.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, coloque a farinha de trigo, a manteiga e ⅔ da água em uma tigela (caso seja necessário, você pode ir adicionando o restante aos poucos). Logo após, vá misturando a massa com as mãos até que ela fique consistente e homogênea.

Por fim, enrole-a em um plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio para o seu pastel na air fryer. Comece refogando a cebola e o alho na manteiga até que eles fiquem dourados. Em seguida, adicione o frango e o colorau e misture para refogar também. Enfim, acrescente os demais ingredientes (o cheiro verde, as azeitonas e o sal) e finalize com o requeijão.

Quando se passarem os 30 minutos de descanso, abra a massa do pastel em uma bancada com farinha de trigo. Depois, corte vários pedaços redondos, do tamanho que preferir. Para facilitar, você pode escolher um recipiente arredondado para modelá-los.

Os próximos passos são: rechear os pastéis, passar clara nas bordas e fechá-los. Em seguida, pincele cada um deles com a gema batida e os leve à air fryer pré-aquecida a 180ºC por, aproximadamente, 25 minutos.

Dá para fazer pastel de massa pronta na air fryer?

Sim! Embora a maioria das pessoas fritem os pastéis que são feitos com massa pronta, também é possível prepará-los na air fryer. Na verdade, o processo é praticamente o mesmo.

Inicialmente, recheie a massa com os ingredientes de sua preferência. Pode ser o frango que citamos na receita acima ou qualquer outro, como queijo, presunto, carne moída, calabresa, carne de sol, peito de peru etc. Em seguida, feche muito bem para que nenhum ingrediente vaze, pincele cada um deles com um pouquinho de óleo e coloque o pastel na air fryer pré-aquecida a 180ºC por cerca de 15 minutos.

Pronto! O seu lanche estará pronto sem muita sujeira, sem frituras e igualmente saboroso.

Gostou das receitas? Veja também: Bolo pudim: sobremesa de dar água na boca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.