Receitas da Ju
Receitas Saborosas todos dias com quem entende do assunto

Receitas com milho para o São João

0

Não deixe de experimentar hoje mesmo essas receitas com milho para o São João, pois são deliciosas e muito fáceis. Além disso, essas receitas são muito práticas e costuma fazer muito sucesso em algumas regiões do país, então não deixe de experimentar.

Receita saborosa de canjica fácil de fazer

Originária do Nordeste, a canjica é um prato muito popular nas festas juninas, mas que também pode ser saboreado em qualquer época do ano. À base de milho branco, leite e açúcar, a canjica tem uma textura cremosa e um sabor que combina perfeitamente com diversos acompanhamentos, como coco ralado, amendoim e canela. Por isso, não deixe de experimentar essa receita saborosa de canjica fácil de fazer.

Além disso, é um prato que traz consigo a cultura e a tradição brasileira, sendo uma opção deliciosa para servir em encontros familiares.

Ingredientes

  • Para preparar a nossa canjica, você vai precisar de:
  • 500g de milho para canjica
  • 1 litro de água
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1 xícara de açúcar
  • Canela em pó a gosto
  • Coco ralado a gosto
  • Modo de Preparo
Você também pode gostar:

Como fazer receita saborosa de canjica fácil de fazer:

O primeiro passo para preparar a canjica é deixar o milho de molho na água por pelo menos 12 horas. Esse processo é importante para que o milho amoleça e absorva a água, facilitando o cozimento. Após o período de molho, escorra a água e coloque o milho em uma panela de pressão.

Em seguida, adicione o litro de água e cozinhe por cerca de 40 minutos depois que a panela começar a chiar. É importante verificar a textura do milho após esse período – ele deve estar macio, mas ainda firme. Depois de cozinhar o milho, adicione o leite, o leite condensado, o leite de coco e o açúcar na panela.

Agora, misture bem todos os ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 20 a 30 minutos, até que a canjica fique cremosa. Para finalizar, polvilhe a canela em pó e o coco ralado sobre a canjica. Você pode servir a canjica quente, que é uma opção deliciosa para os dias frios, ou fria, que é refrescante e saborosa para o verão.

Embora a canjica seja deliciosa por si só, é possível experimentar algumas variações para tornar esse prato ainda mais saboroso. Por exemplo, você pode adicionar cravo-da-índia durante o cozimento para dar um toque especial ao sabor.

Além disso, você pode incluir amendoim torrado e moído na finalização, para agregar crocância ao prato. Quanto ao modo de servir, a canjica pode ser apresentada em tigelas individuais, polvilhada com canela e coco ralado, ou em uma travessa grande, permitindo que cada pessoa se sirva à vontade.

A Canjica possui inúmeros benefícios:

Além de ser um prato delicioso, a canjica também oferece diversos benefícios para a saúde. O milho é uma fonte rica em fibras, que auxiliam na digestão e na sensação de saciedade. Além disso, ele contém vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no organismo.

O leite e o leite de coco presentes na receita são fontes de cálcio, um mineral essencial para a saúde dos ossos e dos dentes. Além disso, o leite de coco também contém gorduras saudáveis que ajudam a aumentar os níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”.

Preparar uma receita saborosa de canjica é uma tarefa fácil e prazerosa. Seja para comemorar as festas juninas, para se aquecer nos dias frios ou simplesmente para desfrutar de um doce delicioso, a canjica é sempre uma opção excelente.

Receita de Broa de Fubá na caneca fácil de fazer

Primeiro, é válido ressaltar que a broa se parece muito com o tradicional pão de milho de Portugal. Além disso, se trata de uma receita com ingredientes bastante acessíveis e econômicos. Mas, o principal ingrediente é o fubá e jamais pode faltar para essa broa de fubá na caneca.

Além disso, essa receita renderá várias mini broas, pelo fato de serem feitas na caneca. Isso fará com que a massa renda muito mais do que a receita tradicional em que as broas possuem tamanhos maiores. Portanto, combina muito bem com aquele cafezinho da tarde entre amigos ou com a família.

Também, é válido ressaltar que existem diversas variações da receita, pois, depende dos costumes de cada região. Mas, a que você verá a seguir será uma das mais tradicionais que existe. Por isso, não tem erro, caso você siga corretamente o passo a passo. Veja a seguir quais ingredientes você vai precisar e como preparar.

Ingredientes para a receita:

  • Fubá de canjica (3 xícaras de chá);
  • Açúcar cristal (3/4 de xícara de chá);
  • Leite líquido (500 ml);
  • Quatro ovos inteiros
  • Quatro colheres grandes de manteiga
  • Duas colheres grandes de semente de erva-doce
  • Meia xícara de queijo ralado (minas padrão)

Modo de preparo da broa de fubá:

Primeiro, adicione o açúcar, o fubá, a erva-doce e o leite em uma panela e depois mexa tudo muito bem. No entanto, não precisa levar ao fogo ainda neste momento, deve mexer com o fogo desligado. Em seguida, após tudo misturado, coloque em fogo de médio a baixo e mexa sem parar por cerca de 5 minutos.

Posteriormente, adicione a manteiga e continue mexendo até começar a desgrudar da panela. Quando estiver nesse ponto, desligue o forno e aguarde esfriar para colocar na batedeira para bater a mistura. Agora, adicione os ovos, um por vez, e continue a bater até virar uma mistura massa homogênea.

Ao desligar a batedeira, coloque o queijo, mexa com uma espátula e em seguida reserve. Nesta etapa, é o momento de usar a caneca, então, unte usando manteiga e depois fubá de milho. Depois, com uma colher, pegue porções da massa e coloque na caneca. Posteriormente, gire a caneca com as duas mãos até formar uma bolinha dentro dela.

Para finalizar, faça esse mesmo processo com toda a massa e em seguida coloque as canecas dentro de uma assadeira untada. Deixe assar em média 30 minutos em forno preaquecido a 180º C, retire quando estiverem douradinhas. Agora, basta servir com um cafezinho bem quente e fresco.

Se gostou dessas receitas, então veja em nosso site outras receitas tão boas quanto essas, experimente, essas 3 Receitas de Churros caseiro fácil de fazer para preparar em qualquer ocasião para toda família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.